Empreenda. Em Ação! Na Unibh

Quem recebeu o Empreenda. Em Ação! na última quinta-feira (30), foi o Centro Universitário de Belo Horizonte. O Empreenda. Em Ação! No UNIBH foi integrado ao Circuito Acadêmico organizado pelo instituto, que reuniu 7 turmas, selecionou 16 projetos e apresentou os 9 melhores empreendimentos.

De acordo com o professor Magno André de Oliveira, toda a dedicação é estímulo para concorrer na grande final na cidade de Ouro Preto. “Trabalhamos com os alunos, desenvolvemos projetos, tem sido uma emoção muito grande, trabalhamos durante muito tempo, realizamos muitos eventos para selecionarmos os melhores. Estamos nos esforçando muito para chegar na final em Ouro Preto, garantir essa visibilidade para a nossa instituição e alavancar nossos trabalhos”, ressaltou.

O palco principal do evento revelou os vencedores. MassiFlora foi o projeto que garantiu o primeiro lugar tanto pelo voto da plateia, quanto pela banca avaliadora composta por professores do UNIBH, e pela empreendedora social Amanda Busato, fundadora da UpMe – startup de Educação selecionadas para a 4° edição da aceleração SEED/MG (Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development), para o Social Good Brasil Lab e para o GSBI Boost Camp. O segundo e terceiro lugares foram assegurados pelo Portas Ecopak e pelo Garapower respectivamente.

MassiFlora, projeto vencedor, inovou na fabricação de  uma massa vegana, produzida especialmente para pessoas celíacas e diabéticas, a base de farinha de maracujá. O trabalho foi desenvolvido pelos alunos da disciplina de projetos interdisciplinares durante o 10° período. Para a representante do grupo, Mariana Júlia, a atividade contribuiu para a formação empreendedora, além de a incentivar e aos seus colegas a não desistirem diantes das dificuldades. “ Acho que foi muito importante para desenvolver o espírito empreendedor em nós e observar o que o futuro nos espera. Ganhar o prêmio foi sensacional, mostrou que nosso trabalho duro, nossas lutas e problemas valeram a pena, que no mundo de empreendedorismo nada é fácil, mas a gente lutando, persistindo, uma hora a gente consegue alcançar o nosso objetivo. Eu espero que na grande final outras empresas tenham essa mesma garra que nós tivemos, e também espero ganhar”, concluiu.

Na unibh, especialmente a disciplina de projetos interdisciplinares, se trabalha diferentes aspectos importantes, além do conteúdo teórico com o qual os alunos estão habituados. Sustentabilidade e empreendedorismo, são pautas constantes dentro da sala de aula, por essa razão, o professor Alan Teixeira de Machado, responsável por ministrar a disciplina, destaca a importância do Empreenda. Em Ação! Na universidade, e da metodologia diversificada. “  O Empreenda. Em Ação! foi uma oportunidade para nós trazermos mais a questão de empreendedorismo para dentro da disciplina. Dentro de projetos interdisciplinares. Nós observamos que os estudantes, todos de um modo geral, aceitaram bem essa proposta. Antes essa disciplina estimulava o aluno na área da pesquisa científica, advogando projetos de pesquisa clássico, e nessa temática do Empreenda, nós estimulamos os alunos a pensar cientificamente, mas direcionar esse pensamento para o mercado. Então, nós estimulamos o empreendedorismo. Por essa razão, o Empreenda foi importante para nós passarmos a ideia de mercado. Além disso, desenvolver a cultura de startup. Então hoje, nossos alunos sabem um pouco mais do que antes sobre startup, como desenvolver uma pitch, como desenvolver um modelo de negócio, então isso contribui bastante com a formação dos nossos estudantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte + 20 =