Empreenda. Em Ação! Na Universidade Federal de Viçosa

Na última quarta-feira, dia 22, o Empreenda. Em Ação! aconteceu na Universidade Federal de Viçosa. Foi no auditório do prédio de Economia Rural que alunos e professores tiveram a oportunidade de conhecer e compartilhar ideias empreendedoras. Resultado de uma seleção anterior ao programa, realizada pelos professores da Instituição, 08 projetos apresentaram suas soluções inovadoras e foram espectadores de histórias inspiradoras contadas por aqueles que também começaram com ideais, mas, se consolidaram com muito trabalho.

Bastante motivados e com ideias sustentáveis, as equipes apresentaram seus projetos durante o pitch para a banca avaliadora, formada por professores, membros do mercado e do meio empreendedor. Alcançaram classificação as equipes: Reverta Soluções em Gestão e Logística, R3 EcoSoluções e, o vencedor eleito pela banca e pela plateia, foi a equipe do Praticall.

Visando a construção de pontes entre usuários que necessitam de serviços e profissionais autônomos que oferecem tal, o aplicativo vencedor, permite que o usuário solicite orçamentos, compare profissionais e contrate serviços que vão desde reformas e reparos, até moda e beleza. Além da comparação de preço dos orçamentos, também é possível escolher o profissional pelas avaliações que outros clientes realizam. Ao acessar o programa, é preciso descrever qual tipo de serviço deseja, respondendo algumas perguntas.

De acordo Vitor Dias, integrante do time desenvolvedor do Praticall, participar do Empreenda. Em Ação! o impulsionou a aprimorar suas pesquisas a respeito do funcionamento do aplicativo. “Foi uma experiência bem bacana, principalmente de aprendizado, no tanto que eu tive que pesquisar para chegar até aqui. Nós pesquisamos quais seriam as possibilidades, o que a gente poderia fazer, o que poderia ser viável, e o que a população precisava. O aplicativo surgiu de um acontecimento do nosso dia a dia, de sempre ver em redes sociais pessoas precisando do contato de profissionais como bombeiro e eletricista, isso que nos motivou  a desenvolver o aplicativo”, concluiu.

Para a Coordenadora do programa, na UFV, Monique Renon Eller, participar do Empreenda. Em Ação! é a oportunidade para disseminar a cultura empreendedora e compartilhar essas ações entre as universidades, de acordo com Monique, este é o diferencial do Programa, estabelecer esta conexão. “O evento local foi bastante surpreendente, bastante divertido, alunos bastante motivados e envolvidos com ideias muito diferentes, deu para  ver todos os apelos sociais, sustentabilidade, que vieram a tona. É maravilhoso ver que nossos alunos estão motivados, e querem empreender com empreendimentos sustentáveis e com impacto social”, acrescentou.

Ainda de acordo com a Coordenadora, as equipes têm potencial para disputarem a final que acontece  em julho de 2018, na cidade de Ouro Preto. “ Vamos chegar na etapa final com tudo, nos divertindo e aprendendo bastante nesse processo. Acredito que temos equipes fortes para trazermos esse prêmio para a UFV”, declarou.

Além dos troféus, entregue aos ganhadores do Empreenda. Em Ação! Na UFV, os primeiros colocados receberam respectivamente do primeiro ao terceiro lugar: curso de capacitação pelo Sebrae e Mentoria em Modelagem de Negócios – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, inscrição gratuita em oficina de formação oferecida pelo Sebrae e uso do espaço do Co-Working do Centev durante 3 meses, cursos oferecidos pela Incubadora de Bases Tecnológica. O público foi beneficiado com a isenção de inscrição do projeto no edital de pré-incubação da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica – Centev.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 5 =