Empreenda. Em Ação! Na UFJF

O Empreenda. Em Ação! Na UFJF aconteceu ontem, dia 23, no Anfiteatro 2 do prédio Itamar Franco de Engenharia, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O local recebeu 11 projetos selecionados para o Empreenda. A programação diferenciada, contou com uma mesa redonda de empreendedorismo na qual alunos e professores tiveram a oportunidade de conhecer e compartilhar um pouco desse universo empreendedor, principalmente em Minas Gerais, e estimular os espectadores para que seus sonhos deixem o papel e entrem em execução. Os projetos e premiações receberam uma divisão especial, foram separados por três áreas: Modelo de Negócio, Protótipo e Mini Produto Viável.
As apresentações foram divididas, e aconteceram por meio de três seções, cada uma com um Pitch de 5 minutos cada. Membros do mercado empreendedor, investidores e da comunidade acadêmica integraram a banca avaliadora. Na classificação geral, houve um empate no primeiro lugar, e os ganhadores foram das equipes Acolher e Scanner Bovino, a equipe do Extraclass ficou em segundo, e o Microexpositor Refrigerado, em terceiro. Na categoria de Modelo de Negócios, a equipe vencedora foi a Caroneir@s. Na categoria Protótipo, foi a equipe Acolher, e na categoria Mini Produto Viável, a equipe do Scanner Bovino.
Apesar de diferentes, os dois projetos empatados na classificação geral, Scanner Bovino e Acolher, buscam resolver impasses sociais de forma inovadora, e de preferência com baixo custo. O Scanner Bovino é uma plataforma de gerenciamento zootécnicos de rebanhos que solucionará um problema conhecido pelos produtores de leite, o alto custo de identificação dos animais no manejo e gerenciamento dos rebanhos no curral. O projeto Acolher se trata de um desenvolvimento de um hardware e um software, no qual, foi produzido uma campainha inteligente baseada em internet das coisas capaz de resolver um problema clássico dos deficientes auditivos, de forma barata e eficiente. A solução é capaz de avisar pelo celular quando alguém toca a campainha do domicílio através de notificação vibratória. Junto com esse aviso informações e funções foram adicionadas na campainha para a interação com o deficiente, como data, horário e dia da semana que a campainha foi acionada, bem como a foto de quem acionou a campainha, a possibilidade da vocalização de frases e o controle do seu portão eletrônico pelo celular, em qualquer lugar do mundo.
De acordo com Mateus Carpanez, a experiência de participar do Empreenda. Em Ação! Na UFJF, foi transformadora. “Estar aqui e ver os projetos participantes mostra que todo mundo que tem uma ideia não pode deixar ela na gaveta, todos os projetos merecem ser realizados, e são bastante interessantes quando colocados em prática. Vamos trabalhar mais e tentar dar o melhor de nós na Final em Ouro Preto. Se nós conseguimos, todo mundo pode fazer um projeto inovador”, acrescentou.
Para o avaliador, Gustavo Gustavo Oliveira, da HandCom, os alunos apresentaram projetos bastante interessantes e desenvolvidos. “ Eu espero que a partir de agora eles tenham iniciativa empreendedora, para os qualificar melhor para o mercado de trabalho, outra postura. São bons projetos que podem render bons frutos”, destacou.
A premiação que foi além dos troféus para os vencedores do Empreenda. Em Ação! Na UFJF, também foi dividida por área. O vencedor pela categoria de Modelo de Negócio, foi agraciado com o curso do Sebrae, Oficina de Plano de Negócios. O prêmio para o vencedor na categoria Protótipo, recebeu um curso de estruturação de sistema de gestão para resultados. Para o vencedor na categoria Mini Produto Viável, foi oferecido um multiespaço: duas estações de trabalho, durante 30 dias para a equipe vencedora poder trabalhar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + 1 =