30 projetos foram apresentados no Empreenda. Em Ação! na FINIT

Corações acelerados, olhares concentrados e bastante euforia salientaram as apresentações no Empreenda. Em Ação! no último sábado, 04 de novembro, na Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (FINIT). A prévia do Programa, que fomenta a busca por soluções inovadoras e a possibilidade real de conexão dos projetos com o mercado, recebeu cerca de 30 projetos universitários. 

Durante a primeira etapa, executada no Palco Iron Valley, foram realizadas as apresentações dos projetos, em formato pitch, para uma banca avaliadora representada por onze professores das instituições participantes do Programa.  De acordo com o professor e componente da banca avaliadora, Darlinton Carvalho, o mundo está mudando, com isso várias oportunidades e desafios vem surgindo, e as disciplinas de empreendedorismo oferecem uma nova forma dos alunos aplicarem seus conhecimentos. “O aluno que participa de uma competição a nível do Empreenda, tem uma experiência não só acadêmica, mas também desenvolve habilidades comportamentais e de proatividade, que resultarão num impacto tremendo na formação profissional. Não é só conhecimento teórico”, assinala.

Após as apresentações, os votos foram apurados e seis projetos foram classificados para a Final, são eles: CELLtype (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG), Ceratoglasses (Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF), Fire Eye (UFMG), Infraglass (Centro Universitário de Belo Horizonte – UNIBH), Portas Ecopack (UNIBH) e Scanner Bovino (UFJF). A segunda fase aconteceu no Palco HUB Conecta, na Arena de Negócios, e teve a participação de uma banca composta por representantes de instituições que fomentam o empreendedorismo e a inovação em Minas Gerais. Após as avaliações, três projetos foram prestigiados com, além de troféus, 3 meses gratuitos no laboratório aberto SENAI/FIEMG com coworking e prototipagem. 

Representando o projeto Scanner Bovino, Pedro Henrique Duim, o vencedor do Empreenda. Em Ação! na FINIT comenta a satisfação de ganhar um prêmio ligado a área de empreendedorismo. “Apesar de estar se tornando mais comum no país e no nosso estado, a área empreendedora não é característica das universidades, por essa razão, é uma alegria muito grande representar a minha instituição e levar esse prêmio para ela”.

Motivados pela possibilidade real de conexão dos projetos com o mercado, o Empreenda. Em Ação! incentiva os alunos a buscarem por alternativas inovadoras dentro dos saberes desenvolvidos nas mais variadas disciplinas e cursos envolvidos das 15 universidades participantes. A participação na FINIT foi um momento especial e engrandecedor para os estudantes, que estão ainda mais entusiasmados com as competições locais em cada instituição, que acontecem entre novembro e fevereiro de 2018.

Confira a classificação dos projetos:

1º lugar – Scaner Bovino UFJF, representado pelo aluno Pedro Henrique Duim

2º lugar – CELLtype da UFMG,  representado pela aluna Aline Brito de Lima

3º lugar – Fire Eye da UFMG, representado pela aluna Eugênia Luciano Batista

 

Relação da Banca Avaliadora composta pelos Professores – 1ª fase:

Alan Machado (Centro Universitário de Belo Horizonte)

Dárlinton Carvalho (Universidade Federal de São João Del-Rei)

Francisco Paixão ( Centro Universitário Newton Paiva)

Frederico Albuquerque (Faculdades Milton Campos)

Hermes Aguiar Magalhães (Universidade Federal de Minas Gerais)

Isis Boostel (Centro Universitário Newton Paiva)

Jeanne Torres (Centro Universitário Newton Paiva)

Leila Vaz da Silva (Instituto Metodista Izabela Hendrix)

Lúcia Ciccarini Nunes (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)

Magno André de Oliveira (Centro Universitário de Belo Horizonte)

Nelcy Mohallem (Universidade Federal de Minas Gerais)

 

Relação da Banca da Final do Empreenda. Em Ação! na FINIT 

Andréa Furtado de Almeida (SEBRAE)

Conrado Carneiro (Use Mobile)

Gustavo Costa de Souza (FAPEMIG)

Lúcia Ciccarini Nunes (PUC-MG)

Mariana Humberto Yazbeck (Senai/FIEMG)

Simoni Pinto Coelho (Escola do Sebrae de Formação Gerencial)

Rodrigo Gava (Rede Mineira de Propriedade Intelectual)

Um comentário sobre “30 projetos foram apresentados no Empreenda. Em Ação! na FINIT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × cinco =